TecaTECA MASCARENHAS

Ocupante da Cadeira nº 7, da Academia de Letras de Balneário Camboriú, Patronato de Antonieta de Barros, Precedida por Ana Branca Maia Cardoso.

 

DADOS BIOGRÁFICOS

A poeta Teca Mascarenhas, nome literário de Maria Tereza Fiuza Lima Mascarenhas Passos, nasceu na cidade de Rio do Sul, Santa Catarina, e vive há muito na Costa do Atlântico de seu Estado, em Balneário Camboriú.

Cursou Filosofia na UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, e obteve o Grau pelo UNICS, Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná, para onde se transferiu. É Mestre em Pedagogia do Ensino Superior pela PUC/PR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Especialista em Psicologia para o Magistério Superior pela UNIVALI/SC, Universidade do Vale do Itajaí e em Revisão de Texto pelo IBF, Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.

Foi proprietária do Maria Tereza Escritório de Arte, espaço dedicado à comercialização de obras de arte, cuja ênfase se dirigia aos artistas catarinenses. Além das vendas regulares, popularizou o acesso às obras com a introdução do Consórcio de Arte. No mesmo local instalou uma biblioteca e criou o Clube do Livro. O escritório permaneceu ativo de 1985 a 1989.

Posteriormente, seguiu carreira acadêmica como Professora Universitária na UNIVALI/SC, Universidade do Vale do Itajaí, instituição na qual lecionou a Cadeira de Filosofia por quase 20 (vinte) anos, até 2008. Atuou como Professora de Filosofia no Programa de Pós-Graduação da AUPEX, Itajaí, SC, em 2011. Há 10 (dez) anos dirige o Bureau d’Art Teca Mascarenhas, onde escreve e trabalha como revisora de texto.

É membro da Academia Catarinense de Letras, ACL, titular da Cadeira 25 e atual Diretora de Comunicação, e da Academia de Letras de Balneário Camboriú/SC, titular da Cadeira 7 e atual Presidente; integrante dos grupos Mulherio das Letras, Café Filosófico e Leia Mulheres, entre outros. É sócia da UBE, União Brasileira de Escritores.

Destacam-se entre seus escritos acadêmicos, Cosmovisão, metodologia e práxis do Professor Universitário (dissertação), A mulher adulta sem companheiro e os grupos sociais e Quem é o ser humano? (monografias).

Publicou os livros de poesia: Néctar, morcegos & beija-flores, Nem parece que é AVESSO, Meu singular é plural, Tempo de Migração, Peso-Pena e Poesia capturada (com fotos de Paulo de Tarso Brandão). Participa de diversas coletâneas poéticas, no Brasil e no exterior. É finalista do 62° Prêmio Jabuti, com a obra Peso-Pena, integrante da Coleção I do Mulherio das Letras e premiada no Concurso de Contos Franklin Cascaes I, da EdUFSC, Editora da Universidade Federal de Santa Catarina.

E-mail: bureaudart.tecamascarenhas@gmail.com
FB: Maria Tereza Teca Mascarenhas
FB: Bureau d’Art Teca Mascarenhas
Instagram: teca_mascarenhas

Livros