Discurso do Acadêmico João Batista Lazzari, ocupante da Cadeira n° 31, em Saudação à acadêmica Gisele Lemos Kravchychyn na solenidade de posse na Cadeira n° 13 da ACALEJ, realizada em 28/11/2024, no Auditório Túlio Cesar Gondin, na OAB/SC.

– Senhor Presidente desta Academia Catarinense de Letras Jurídicas – ACALEJ, Prof. Dr. José Isaac Pilati;

– Autoridades já nominadas pelo protocolo que compõem a Mesa de Honra;

– Caríssimas Confreiras e Confrades que compõem a nossa ACALEJ;

– Parentes e amigos do Patrono da Cadeira n. 13, saudoso Advogado Túlio César Gondin; assim como da empossanda Gisele Lemos Kravchychyn; da jurista homenageada nesta noite, Maria de Lourdes Bello Zimath; e da autora da obra que hoje prestamos nosso tributo, Sílvia Ozelame Rigo Moschetta.

– Advogadas e Advogados Catarinenses que mais uma vez abrem as portas deste belo Auditório à ACALEJ;

Senhoras e Senhores,

É com imensa honra que ocupo esta tribuna nesta noite memorável para saudar a estimada jurista Gisele Lemos Kravchychyn como nova acadêmica da Academia Catarinense de Letras Jurídicas – ACALEJ.

Gostaria de iniciar dizendo algumas palavras sobre a ACALEJ.

Sob a liderança do respeitado Presidente José Isaac Pilati, titular da Cadeira n. 2, a Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ) dedica-se com zelo à preservação e ao resgate da história, das obras e dos documentos jurídicos que compõem o valioso legado cultural e intelectual de nosso Estado. E, cada um dos acadêmicos compartilha a responsabilidade de promover e valorizar a cultura literária e jurídica de nosso país.

Ser escolhido para ocupar uma das cadeiras da ACALEJ não é apenas uma honra; é um reconhecimento público e notório das qualidades excepcionais de um jurista de destaque. Essa distinção vai além da simples integração a uma instituição, refletindo uma trajetória marcada pela dedicação ao Direito, pelo compromisso contínuo com o aprimoramento das letras jurídicas e pela significativa contribuição ao desenvolvimento do conhecimento jurídico, tanto em âmbito estadual quanto nacional.

Aceitar esse convite representa assumir uma elevada responsabilidade, qual seja, zelar pelo legado histórico, cultural e intelectual da Academia, perpetuando a memória de grandes juristas, como o patrono da Cadeira n. 13, Túlio Cesar Gondin, cuja contribuição enriqueceu de forma inestimável o patrimônio jurídico catarinense.

A ACALEJ não é apenas uma guardiã da tradição jurídica; é também uma força motriz para o progresso, a inovação e a reflexão crítica sobre o Direito em suas mais variadas formas. Ela inspira-nos a preservar o passado enquanto abraçamos os desafios e as transformações do presente e do futuro.

Portanto, Gisele, ao ser escolhida para ocupar uma cadeira na ACALEJ, é fundamental reconhecer que este é um chamado para continuar servindo ao Direito com integridade, sabedoria e paixão, além de contribuir de forma significativa para a evolução das letras jurídicas, deixando um legado capaz de inspirar futuras gerações de juristas.

Agora, gostaria de mencionar algumas passagens sobre a trajetória de vida da Empossanda: Gisele Lemos Kravchychyn

Gisele tem desenvolvido um percurso brilhante no cenário jurídico, motivo de orgulho e inspiração para todos nós. Como advogada militante desde 2002, a Gisele tem atuado intensamente em vários Estados da Federação e nos Tribunais Superiores, destacando-se nas áreas de Direito Previdenciário, Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual Civil.

Sua notável liderança se evidencia em suas posições como Conselheira Federal da OAB por Santa Catarina, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) e, mais recentemente, eleita, no dia 22 de novembro, Vice-Presidente da OAB Seccional de Santa Catarina para o próximo triênio. Sua capacidade de agregar, ser proativa e manter uma postura amigável no convívio com seus pares é verdadeiramente admirável.

Atividade Acadêmica

Na esfera acadêmica, sua formação sólida e suas contribuições como professora em cursos de pós-graduação em renomadas instituições, enriquecem o conhecimento jurídico. Como palestrante, compartilha seu vasto saber em eventos nacionais e internacionais, contribuindo para o avanço do Direito.

Publicações

Seu compromisso com a literatura jurídica é evidente nas suas obras publicadas, tanto individualmente quanto em coautoria. Destacam-se livros como “Prescrição e Decadência no Direito Previdenciário em Matéria de Benefício”, pela Editora LTr, e “Prática Processual Previdenciária: Administrativa e Judicial”, pela Editora Forense (da qual eu e o Confrade Carlos Alberto Pereira de Castro somos coautores), além de capítulos importantes em diversas coletâneas e inúmeros artigos e apresentações de trabalho registrados no seu CV Lattes.

Características Pessoais e Familiares

Gisele, tem uma trajetória iluminada não apenas por suas conquistas profissionais, mas também por suas qualidades pessoais.

Nascida e residente em Florianópolis, carrega o legado de seu pai, o saudoso advogado Jefferson Luis Kravchychyn, e de sua mãe, Maria do Carmo Lemos Kravchychyn. É irmã do Alex e da Larissa, esposa do Ricardo e mãe amorosa do Lucas.

Jefferson, desempenhou um papel fundamental no cenário jurídico brasileiro, tendo sido Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional de Santa Catarina no triênio 1998/2000, e Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nos triênios 2001/2003. Além disso, serviu como Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos biênios 2009/2011 e 2011/2013, entre outras funções relevantes. Infelizmente, ele nos deixou no início deste ano, mas seu legado permanece vivo através do trabalho e dedicação de Gisele.

A mãe Maria do Carmo, diz que Gisele chegou ao mundo com uma vivacidade que se refletiu ao longo de sua vida. Desde cedo, seu sorriso contagiante e sua leveza de espírito foram acompanhados por uma força de vontade e determinação inabaláveis.

Relata que, a Gisele sempre se destacou na vida escolar e profissional, devido ao seu foco e dedicação excepcionais. O amor de Gisele pela leitura e pela escrita a conduziu a se tornar uma excelente professora, compartilhando generosamente seu conhecimento e cultura com seus alunos e colegas advogados. Sua paixão pelo saber e sua habilidade em transmitir conhecimento são verdadeiramente notáveis.

Diz ainda, que Gisele é reconhecida pela sua generosidade e capacidade de se doar aos outros. Sua disposição para o desapego e sua alegria em presentear são características que a definem. Ela tem um talento especial para reconhecer as necessidades e desejos daqueles ao seu redor, e faz questão de compartilhar o que tem de melhor com quem ama. Sua habilidade em transformar pequenos gestos em grandes demonstrações de carinho reflete sua essência altruísta e o profundo afeto que nutre pelas pessoas importantes em sua vida.

Ricardo Cruz, seu esposo, a meu pedido, expressou com palavras tocantes sua admiração por Gisele, das quais destaco:

“Tudo o que ela se propõe a fazer o faz com dedicação, carinho e competência, seja no âmbito pessoal ou profissional.

A Gisele é uma advogada ímpar, que não foge de nenhum desafio, que não desiste nunca frente a qualquer obstáculo e que estará sempre disposta, de peito aberto, para sustentar o que acredita em qualquer plenário.

Além disso, é uma mãe excepcional, carinhosa, preocupada e que tem sempre o Lucas em tudo que faz. Como uma leoa defende seu ‘pequeno’ com unhas e dentes para que ele possa ter o sucesso que ela tanto deseja para ele.

Não posso deixar de falar dela como esposa, afinal é ela que me desafia a ser melhor a cada dia ao trazer o seu melhor para a nossa casa todos os dias. Não existe, pelo menos para mim, visão mais linda do que ela sorrindo, feliz, ao contar mais uma vitória. Essa de hoje é mais uma das muitas conquistas que ela teve e que ainda terá.”

Encerramento

Estimada amiga e agora Confreira Gisele, ao saudá-la nesta noite, celebramos não apenas a sua posse na Cadeira 13 da ACALEJ, mas também a continuidade de sua jornada de excelência, ética e dedicação ao Direito. Sua presença enriquece ainda mais esta Academia e nos inspira a buscar sempre o melhor.

Permitam-me concluir com uma citação de um dos poemas atribuídos à Cora Coralina, que foi uma das vozes femininas mais relevantes da literatura nacional:

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

O saber se aprende com mestres e livros.

A Sabedoria, com o corriqueiro, com a vida e com os humildes.

O que importa na vida não é o ponto de partida, mas a caminhada.

Caminhando e semeando, sempre se terá o que colher.”

Seja bem-vinda, Gisele Lemos Kravchychyn.

Muito obrigado a todos!

Deixar uma resposta